Pubicado em: qua, abr 5th, 2017

Alunos do Colégio Tiradentes da Polícia Militar em Porto Velho recebem boina e prestam juramento

Os 160 alunos do ensino fundamental e médio admitidos no concurso de 2016, no CTPM – Colégio Tiradentes da Polícia Militar, Unidade I, em Porto Velho, – o CTPM tem cerca de 1.600 alunos – prestaram juramento e receberam a Boina, “símbolo da honra, do dever, da retidão, da disciplina e dedicação ao estudo, na busca do aperfeiçoamento intelectual, moral e cívico”, em solenidade que ocorreu na manhã de hoje, 31 de março, na quadra de esportes do Colégio. “Como símbolo de honra e de patriotismo, a Boina significa a incorporação do novo aluno, jovem, idealista, esperançoso e confiante, às tradições de honra cultivadas na Polícia Militar do Estado de Rondônia”, disse o tenente coronel PM Lima, diretor geral do CTPM Unidade I. Momento do desenlace da fita, simbolizando a aertura do Colégio aos novos alunos. Presença do governador em exercício Daniel Pereira, comandante geral da PM coronel Ênedy, vereadora Ada Dantas, comandante do Corpo de Bombeiros, coronel BM Rodrigues e o tenente coronel PM Lima diretor do CTPM.

Participaram do evento, o governador do Estado, em exercício, Daniel Pereira, o deputado estadual Jesuino Boabaid, comandante geral da PM, coronel Ênedy Araújo, a Vereadora Ada Dantas, comandante geral do Corpo de Bombeiros, coronel BM Rodrigues, tenente coronel PM Lima, diretor do CTPM, tenente coronel PM Neri, representando a diretoria de Saúde da PM, o sargento PM Marcelo, diretor da Associação de Pais e Metres do Colégio, além familiares dos novos alunos.

O governador em exercício Daniel Pereira, citou vários exemplos da excelência do ensino do Colégio Tiradentes da Polícia Militar, Unidade I, em Porto Velho, onde alunos chegaram aos mais elevados cargos públicos e privados no Estado, na área da segurança pública, justiça e até na política partidária, “pois aqui formamos cidadãos para o bem”.

Ex-diretor do CTPM, o coronel PM Ênedy atual Comandante Geral da Polícia Militar, também destacou o ensino da Unidade que tem na disciplina, o respeito às leis do Estado, a família e aos colegas, como metas principais. “Vocês têm uma grande responsabilidade de representar e bem, este estabelecimento de ensino”. São o espelho de um bom cidadão refletido na sociedade.

Já o tenente coronel PM Lima, diretor do CTPM, (Foto abaixo) disse que é um momento de muita felicidade na vida de cada família, mas principalmente de compromisso dos alunos com o Colégio Militar e a sociedade. A Unidade Militar, segundo ele, oportuniza um ensino de excelência que instrumentaliza o aluno não somente a obter vitórias na vida estudantil, mas contribui de forma grandiosa para uma formação sólida em outras áreas da vida, buscando criar valores agregados em princípios de disciplina, honestidade, lealdade e respeito.

Hoje, estes jovens recebem suas boinas, que simbolizam o marco da vitória sobre os obstáculos iniciais da vida em uma unidade de ensino militar onde realiza, também, seu compromisso à Bandeira Nacional, símbolo maior de nossa pátria. Parabéns ao corpo administrativo e aos professores que muito se empenharam para que chegasse a essa data tão festiva. É um símbolo de união, amizade, respeito, camaradagem e civismo. É nela que os dedos perfilados do jovem tocam, para, na continência orgulhosa, saudar os chefes, professores, amigos, e na manifestação mais pura do nacionalismo, homenagear os símbolos da Pátria.

Família

O diretor chamou a atenção dos pais para que acompanhem a educação de seus filhos, pois aqui, de acordo com ele, se cultiva a paz, o respeito, a disciplina, as tradições. “Aqui formamos cidadãos para o bem, e somos referência no que fazemos”. Às famílias, um alerta para a triste realidade aonde o crime, muitas vezes, vem sendo alimentado pela omissão da família. Não existe pai e mãe não terem tempo para seus filhos. “É preciso perguntar quando sai, pra onde vai, o que vai fazer e que horas volta. Fazer com que seus filhos confiem em sua família”.

Ao mesmo tempo, é preciso transmitir amor. Abraçar o filho, dialogar com ele, saber dizer “não” na hora certa. Aos novos alunos recém-ingressos no Colégio Tiradentes, nossa missão é capacitar e construir cidadãos, e com isso contribuir muito com a sociedade que espera de nós um comportamento Moral e ético.

O sargento PM Marcelo, diretor da APM também deu boas-vindas aos alunos, e aos pais que acreditaram e ainda acreditam na educação que o Colégio Tiradentes da Polícia Militar do Estado de Rondônia oferece a toda sociedade.

Os primeiros colocados no concurso de admissão, para o 6º ano do Ensino Fundamental, alcançaram empatados a média 9,0, Erick Silva Gonçalves, dependente de militar, e Paulo Henrique Ximenes de Albuquerque, dependente de civil. Como primeira colocada para o concurso de admissão ao 1º ano do Ensio Médio, Cicília Guerra Teixeira.

Familiares prestigiaram o evento

Fotos sargento PM Sergio
Jornalista Lenilson Guedes

Sobre o Autor