Pubicado em: ter, dez 6th, 2016

Atletas de natação de Rondônia participam pela primeira vez de campeonato fora os jogos escolares

Luiz Felipe, Ezequiel, Otacílio Simião e Miqueias, que participaram dos Jogos Escolares da Juventude (JEJ), em João Pessoa (PB), no mês de novembro, tiveram classificação nas competições escolares nacionais para representarem Rondônia no Campeonato Brasileiro Infantil, em Aracaju (SE). Essa é a primeira vez que esses atletas participam de competições nacionais fora os jogos escolares.

O troféu Maurício Bekenn será realizado a partir desta quarta-feira (7) até o dia sábado (10) com mais de 54 modalidades incluídas. Nado borboleta, nado livre, nado costas, nado peito e medley, modalidade que abarca todos os nados, de 50, 100, 200 metros e várias outras envolvendo os sexos masculino e feminino.

Miqueias Benício Macedo, atleta que esteve na Superintendência da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel), juntamente com o técnico e presidente da Federação Aquática do Estado de Rondônia, Paulo César Guimarães Siqueira, receberam as passagens para deslocamento, com o apoio do deputado estadual, Léo Moraes.

Segundo dados da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA), Miqueias Benício teve 52 participações, 18 medalhas de ouro, 9 medalhas de prata e 3 de bronze. Além das medalhas, possui seis recordes quebrados em campeonatos. Sendo dois recordes quebrados no ano de 2015 e quatro neste ano.

atletas-que-participarao-do-campeonato-brasileiro-de-natacao-5_12_2016-maximus-vargas

Para participar das competições os atletas tinham que ficar entre os 12 colocados nos Jogos Escolares da Juventude. Segundo Miqueias, há muita diferença nas competições nacionais, mas nada que interfira para ter um bom desempenho. “Comecei cedo, desde os 7 anos pratico, então espero que toda essa dedicação venha para uma boa colocação”, disse.

Ao todo são 23 atletas federados em Rondônia, desde crianças a adultos. Para Paulo César, que também é técnico, o esperado é que os atletas cheguem às finais, por ser a primeira vez deles. Ele ressaltou que o treinamento para cada atleta é diferenciado. No caso de Otacílio Simião, o foco é a resistência, já Miqueias os treinos são voltados mais para a explosão.

O titular da Sejucel, Rodnei Paes, destacou que é importante atletas novos participarem dessas competições, pois isso fortalece a natação em Rondônia. Ele citou ainda o Bolsa Atleta que vai ajudar os competidores a partir de 2017.

Os atletas que chegam a Aracaju nesta terça-feira (6), vão participar das modalidades:  100 metros costas, 200 metros costas e 50 metros livres mais revezamentos (Luiz Felipe);  100 metros peito, 200 metros peito e 100 metros borboletas mais revezamentos (Otacílio); 100 metros peito, 200 metros peito e revezamentos (Ezequiel) e  50 metros livres, 100 metros livres, 100 metros borboleta e mais revezamento (Miqueias).

Os atletas que chegam a Aracaju nesta terça-feira (6), vão participar das modalidades; Luiz Felipe, 100 metros costas, 200 metros costas e 50 metros livres mais revezamentos. Otacílio, 100 metros peito, 200 metros peito e 100 metros borboletas mais revezamentos. Ezequial, 100 metros peito, 200 metros peito e revezamentos e Miqueias, 50 metros livres, 100 metros livres, 100 metros borboleta e mais revezamento.

Ascom Secel
Assessoria

Sobre o Autor