Pubicado em: sáb, jun 22nd, 2013

ESPIGÃO: Infraestrutura de estradas é tema de audiência publica

Audiência pública discutiu melhorias na rede de escoamento da produção agrícola dos Estados de Rondônia e Mato Grosso

Realizada na tarde desta sexta-feira (21), na plenária da Câmara Municipal de Espigão do Oeste, a audiência pública do ciclo de debates e palestras da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado Federal, contou com a presença do governador Confúcio Moura e de autoridades políticas de Rondônia e Mato Grosso que discutiram, dentre outros assuntos, a estrutura de escoamento da safra e produtos agropecuários.

Dando grande visibilidade a um desejo coletivo dos produtores de manter em boas condições a trafegabilidade das vias de escoamento da produção agrícola da região, o evento foi elogiado pelo governador que disse ser esta iniciativa muito importante para mostrar ao Brasil um assunto de interesse dos Estados de Rondônia e Mato Grosso.

Durante sua fala, Confúcio lembrou que setores como a indústria e comércio tiveram uma queda enquanto que a agricultura cresceu. “Devemos chamar a atenção para a produção de alimento para o país e para o mundo e colocamos as áreas produtivas do Estado a disposição, porém para isso é necessário condições mínimas e a principal é a recuperação das estradas vicinais que são vias de apoio para escoamento da produção”, ressaltou o governador.

Fomento Agrícola

De acordo com o senador Valdir Raupp o evento coloca Rondônia no centro de um importante debate: a logística de transporte. “Acho muito importante, não apenas a federalização, mas dar condições aos Estados de Rondônia e Mato Grosso de mantê-las em boas condições”.

O governo vem trabalhando incansavelmente para manter em boas condições as estradas estaduais, lembrou o diretor do Departamento de Estradas de Rodagens e Transportes de Rondônia, Lúcio Mosquini. “Assumo o compromisso de manter trafegável a RO-387, eliminando dois morros”, comprometeu-se Mosquini e teceu duras críticas ao DER do Mato Grosso por nãos dar a devida assistência a Linha 28, que interliga Coniza (MT) a Machadinho do Oeste (RO), sendo que em Rondônia este serviço é feito.

Melhorias

Proposta pelo Senador Acir Gurgacz, a audiência pública teve como tema principal a infraestrutura para o escoamento da produção agrícola, mas também pautaram a reunião a revitalização e federalização da RO-387 e a implantação do Programa Nacional de Estradas Vicinais que, de acordo com o senador, é o primeiro passo para melhorar a qualidade de vida do homem do campo.

Texto: Romeu Noé

Foto: Ésio Mendes

Fonte: Decom

Sobre o Autor