200 anos da Constituinte de 1823
Câmara apresenta mostra “200 anos da Constituinte de 1823: o debate parlamentar na construção do Estado brasileiro”, que resgata a primeira experiência de Legislativo no país. A exposição fica em cartaz de 25/4 a 5/5 no Corredor Tereza de Benguela.
Realizada pelo Centro Cultural Câmara dos Deputados, com curadoria da consultora legislativa Debora Bithiah de Azevedo e apoio da Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP), a mostra histórica compõe-se de textos, fotos e documentos que estão sob a guarda do Arquivo Histórico da Câmara dos Deputados / Centro de Documentação e Informação (Cedi).
A Assembleia Geral Constituinte e Legislativa de 1823 do Império do Brasil, instalada em 3 de maio no Rio de Janeiro — logo após a Independência do Brasil, ocorrida em 7 de setembro de 1822 —, reuniu representantes eleitos em todo o país para elaborar a Constituição e criar um ordenamento jurídico próprio do nascente Estado brasileiro. Ao longo de seis meses de intensa atividade parlamentar até seu fechamento por D. Pedro I, a Assembleia produziu decretos, leis, projetos de lei, um projeto de Constituição e outros documentos que refletem o debate público sobre a construção do país.
Diferentes grupos sociais acompanhavam os debates e decisões da Assembleia, manifestando suas demandas e interesses por meio de cartas, petições e representações enviadas à Constituinte. Administradores das províncias, cidadãos de diversas cidades do país e mesmo uma escrava produziram uma correspondência que revela múltiplas demandas e expectativas de vários estratos sociais.
Exposição “200 anos da Constituinte de 1823: o debate parlamentar na construção do Estado brasileiro”
Visitação: de 25 de abril a 5 de maio de 2023, de segunda a sexta, das 9h às 17h.
Local: Corredor Tereza de Benguela, Câmara dos Deputados, Brasília/DF.
Entrada franca