Geral

4ª Conferência Estadual de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde em Santa Catarina

A participação ativa dos municípios na 4ª Conferência Estadual de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde em Santa Catarina reforça o compromisso com a melhoria contínua dos serviços de saúde e a valorização dos profissionais da área, garantindo um atendimento cada vez mais qualificado para toda a população.

Com o tema “Democracia, Trabalho e Educação na Saúde para o Desenvolvimento: Gente que faz o SUS acontecer”, a conferência teve início na terça-feira, 9 de julho, e encerra-se hoje, dia 11, às 17h. O evento é promovido pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) e pelo Conselho Estadual de Saúde (CES), em parceria com o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems).

Durante a etapa estadual, foram analisadas e votadas as propostas contidas nos relatórios das sete conferências macrorregionais que ocorreram entre maio e junho deste ano. Destas, 137 propostas foram apresentadas no primeiro dia, 78 foram debatidas no segundo dia e apenas 12 seguirão para a fase nacional da conferência, que ocorrerá em Brasília no final do ano.

Maracajá está sendo representado na conferência pela presidente do Conselho Municipal de Saúde, Gilbelis Rocha, que já havia participado da fase regional em Criciúma. Também participam Tatiana Amboni, nutricionista representante de Meleiro, e Tânia Inês Hübner, técnica de enfermagem do município de Princesa, no extremo Oeste.

Essas representantes foram ouvidas pelo site Revista Enquete e destacaram a importância do evento para definir os rumos da saúde pública no país. Gilbelis Rocha ressaltou a relevância do encontro para aprimorar conhecimentos e trocar experiências com outros profissionais dedicados da área da saúde. As demandas de cada região estão sendo ouvidas para encontrar soluções eficazes e melhorar o atendimento à população, com a qualificação dos profissionais sendo fundamental para garantir um atendimento de qualidade.

“Queremos destacar a importância das pessoas que fazem o SUS acontecer para o desenvolvimento dos sistemas de saúde e da sociedade brasileira. Por isso, é tão importante o investimento nas condições de trabalho e na qualificação dos trabalhadores”, enfatizou Isabela Cardoso de Matos Pinto, secretária de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde (SGTES/MS).

Na quarta-feira, 10 de julho, os participantes se dividiram em grupos de trabalho para debater as propostas. Hoje, no último dia do encontro, serão eleitos 40 delegados e definidas as propostas que seguirão para a etapa nacional, em Brasília, entre os dias 10 e 13 de dezembro.

A Conferência Nacional de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde deste ano traz para debate e avaliação as políticas do trabalho e da educação na saúde, visando a (re)formulação de diretrizes e propostas que confirmem a política pública de saúde de forma permanente e consolidada. O tema escolhido visa dar visibilidade às trabalhadoras e trabalhadores do SUS, bem como à luta por seus direitos no trabalho e sua realização, atendendo às necessidades da população usuária e reconhecendo o valor das pessoas que fazem o SUS acontecer.

Os eixos temáticos da conferência são:

  1. Democracia, Controle Social e o Desafio da Equidade na Gestão Participativa do Trabalho e da Educação em Saúde;
  2. Trabalho Digno, Decente, Seguro, Humanizado, Equânime e Democrático no SUS: uma Agenda Estratégica para o Futuro do Brasil;
  3. Educação para o Desenvolvimento do Trabalho na Produção da Saúde e do Cuidado das Pessoas que Fazem o SUS Acontecer: A Saúde da Democracia para a Democracia da Saúde.

A importância da representatividade dos municípios na conferência é evidente, pois possibilita a discussão e o encaminhamento de propostas que refletem as necessidades e prioridades de diversas regiões do estado. Este processo participativo é essencial para a construção de políticas de saúde mais inclusivas e eficazes, fortalecendo o SUS e garantindo um atendimento de qualidade para todos.

Dejanir Haverroth

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo