Anatomia Política – 17/10/2012

464

Pós-eleições 2012/Rondônia

Dejanir Haverroth

www.dejahaverroth.blogspot.com

 

Monte Negro – O “Simprão” Zé Barrosos, eleito em Monte Negro com 41,29% dos votos, tem outra batalha pela frente.  A primeira ele venceu, derrotando dois tradicionais grupos políticos da cidade. A outra é contra um poderoso: a justiça eleitoral, que pretende impedi-lo, com base na lei da Ficha Limpa. Com jeito e paciência de mineiro, ele está confiante que vence mais esta.

>>>

Ariquemes – O município de Ariquemes é, atualmente, o olho do furacão da política de Rondônia. Todos os olhos se voltam para lá, de onde vem o atual governador do Estado. Certamente Confúcio Moura será candidato à reeleição, e qualquer movimento em Ariquemes será creditado a ele.

>>>

Ariquemes II – Todos sabem que foi a equipe de Confúcio a principal responsável pela manobra que virou o joga a favor de Lourival Amorim nessa eleição. A Maçonaria, os Padres, comerciantes e imprensa se uniram e viraram o jogo a favor de Lourival Amorim nas ultimas duas semanas. O apoio ao Lourival Amorim pode causar algum prejuízo a Confúcio, mas somente se Lourival vacilar na condução do município.

>>>

Novos deputados – As eleições municipais deste ano, em Rondônia, alteraram o quadro de parlamentares estaduais. Os deputados Jesualdo Pires (PSB), eleito em Ji-Paraná e Lorival Amorim (PMN), leito em Ariquemes. No lugar de Jesualdo, entra o vereador de Porto Velho, Claudio Carvalho (PT); No Lugar de Lourival, assume Adriano Boiadeiro (PRP), de Nova Brasilândia.

>>>

No início de 2013 começam as pesquisas qualitativas que vão apontar caminhos aos grupos políticos para as próximas eleições. A empresa Comunicare Organizações já está com base montada nos quatro Estados – Em Rondônia vai atuar com o IRPE e a Revista Enquete. No Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Acre, com o IHPEC (Instituto Haverroth) e a Revista.

>>>

Novo município – Está decidido. 94,72% da população de Jarú foram a favor da criação do município de Tarilândia. O plebiscito foi feito na eleição de 07/10. Bom para Jarú, melhor ainda para o povo de Tarilândia, que estava abandonado pelo poder público. Falta agora a estruturação político-administrativa do novo município.

>>>

Costa Marques – Uma das viradas mais impressionantes desta eleição aconteceu em Costa Marques.  Chico Território foi eleito com 55,14% dos votos. Porém, no início da campanha, seus eleitores não passavam de 25%.  A atual prefeita, Jaqueline, tinha 43% das intenções de votos. A virada aconteceu durante a campanha, e foi acompanhada pelo IRPE, através das enquetes.

>>>

Franco com franqueza – O Padre Franco, prefeito reeleito de Cacoal, rezou seus dogmas aos vereadores de Cacoal depois das eleições. Como forma de desabafo, pela pressão sofrida, o Padre sapecou: “Os vereadores estavam acostumados a receber dinheiro da prefeitura e na minha administração isso não existe. Nunca dei um real para vereador e nunca vou dar, os vereadores já recebem 8% da arrecadação municipal e faço questão de repassar em dia.”. Podiam dormir sem essa.

>>>

Essa é do colega Carlos Sperança

 

Constatação de Sperança

“ De todas as trapaças já vistas em Rondônia nos últimos anos, nenhum se assemelha a que ocorreu em Ji-Paraná. O instituto Podium divulgou sua sondagem atribuindo a liderança a candidata Solange Gomes ( PMDB), sobre o adversário Jesualdo Pires(PSB), identificado como um dos maiores favoritos da temporada”.

Carlos Sperança Neto

Colunista Político.

(Jesualdo Pires venceu com mais de 70% dos votos. Um Massacre ao concorrente e ao Instituto picareta, trazido de Goiânia pelo PMDB)

 

Publicado na 5º edição da Revista Enquete




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *