“Brasil abre oportunidades de investimentos em saneamento básico”, diz Rui Costa a embaixador suíço
Diplomata da Suíça aposta na expertise de seu país em sustentabilidade para a promoção de parcerias no setor
O setor de saneamento básico brasileiro pode receber recursos internacionais. O ministro da Casa Civil, Rui Costa, e o embaixador da Suíça no Brasil, Pietro Lazzeri, reuniram-se nesta terça-feira (11) para discutir possibilidades de parcerias bilaterais. Uma agenda de negócios está marcada para o mês de julho, quando o saneamento terá destaque.
“Nós receberemos a visita do ministro da Economia da Suíça que, como eles dizem, é o superministro, e queremos organizar um grande encontro com governadores, prefeitos, desdobrando essa agenda em oportunidades de investimentos na área da infraestrutura, especialmente saneamento, água e esgoto”, assinalou Rui Costa.
A visita da delegação de empresários da Suíça no Brasil com o ministro da Economia, Educação e Pesquisa, Guy Parmelin, está marcada para o início de julho, entre os dias 4 e 8, e contará com o apoio da Casa Civil na mobilização. Para esta tarefa, o ministro destacou o secretário-especial do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), da Casa Civil, Marcus Cavalcanti, que acompanhou a reunião desta terça-feira. Ele apoiará a embaixada na formulação da agenda, mobilizando os ministérios das Cidades, Integração e do Desenvolvimento Regional, e do Meio Ambiente e Mudança do Clima.
O ministro Rui Costa destacou durante a audiência que o governo brasileiro, por meio de novos decretos, ampliou o leque de oportunidades para atrair mais investimentos para o setor de saneamento. “É um serviço essencial para a população, com novos formatos de negócios [PPPs, concessões, e outras modalidades]. Também teremos mais investimentos através do Água para Todos, como barragens, adutoras…”, listou o ministro.
O embaixador Lazzeri adiantou que a Suíça tem uma ampla atuação em sustentabilidade e empresas que já atuam em saneamento aqui no Brasil. “No âmbito da água, a Suíça tem muitas soluções e empresas que são líderes mundiais”, destacou.
Descarbonização da economia
A reunião permitiu ainda tratativas sobre projetos para estimular a descarbonização dos transportes. Para o ministro Rui Costa, a Suíça pode apoiar o Brasil através de fundos de investimento. “Precisamos de financiamentos diferenciados para dar viabilidade, competitividade aos projetos”.