Em entrega de medalhas Marechal Rondon, governador Confúcio Moura enaltece homenageados e faz agradecimentos

500

A entrega das medalhas e diplomas da Ordem do Mérito Marechal Rondon, na noite de segunda-feira (26), no Teatro Palácio das Artes, foi marcada pelo reconhecimento a pessoas que contribuem para o desenvolvimento do estado e, também, por mensagens de despedida do governador Confúcio Moura.  “Agradeço pela oportunidade de governador Rondônia e, num dos últimos gestos no cargo, poder homenagear pessoas de honestas e trabalhadoras”, disse emocionado.

Entre os homenageados estavam representantes de áreas importantes para o crescimento do estado, como agroindústria, a educação, cultura, saúde, comércio, economia, servidores públicos e militares. Todos, conforme o governador, representam a força produtiva que faz o estado crescer.

Os primeiros a receber a honraria no grau de Grande Oficial foram o secretário adjunto da Educação Márcio Félix e o presidente da Academia de Letras de Rondônia Francisco Chagas da Silva, que também são membros do conselho da ordem.

Os demais foram homenageados com a medalha no grau de Cavaleiro. Entre eles estavam a Defensoria Pública do Estado, os garçons Milton Pereira da Silva, Nivaldo Cidade Brito, Raimundo Pinto Leão, Lourival dos Santos Vieira, Jean de Brito Araújo e Sebastião Alves de Queiroz. A lista incluiu, entre outros, o cineasta Jair Rangel, o “Pistolino”; o general José Eduardo Leal de Oliveira, comandante da 17ª Brigaa de Infantaria de Selva, o sargento Áureo Soares Leite, o “cabo Áureo”, o radialista Miguel Souza da Silva, o educador Mário Jorge Souza.

Homenageados com medalha do Mérito Marechal Rondon pela contribuição prestada ao estado

Confúcio Moura elogiou todos os agraciados e citou alguns, como o contabilista Almir Brasil, que por muito tempo foi responsável pelas contas do estado, trabalhando com poucos recursos tecnológicos e que continua em atividade.

O vereador, professor e historiador Alekis Palitot fez uma explanação sobre o personagem que dá nome à honraria, o Marechal Rondon, destacando que o militar, desbravador da região, é reconhecido como herói e exemplo de civismo e amor à pátria.

Em nome dos agraciados, Walter de Oliveira Bariani, escritor e representante de diversas lojas maçônica fez o agradecimento, acentuando que cada um assume a responsabilidade de ser “Rondons modernos”.

HOMENAGEADOS

Os homenageados com a medalha e diploma do Mérito Marechal Rondon foram os seguintes: Márcio Antônio Félix Ribeiro, Francisco Chagas da Silvs, Defensoria Pública do Estado, Antônio Luiz Campanari, Áureo Soares Leite, Etel de Souza Júnior, Elizabete Matia de Siqueira, Guiomar Machado Mesquita, Iran Sandra Marcelino da Silva, Irany de Oliveira Lima Morais, Jair Rangel de Souza, Jean de Brito Araújo, José Eduardo Leal de Oliveira, José Luiz de Souza Filho, José Monteiro Silva de Souza, Lourival dos Santos Vieira, Manoel Marcelo Régis Batista, Maria Angélica Ayres Henrique, Maria do Carmo Medeiros Rivero, Mariano Ferreira da Silva, Mário Jorge Sousa de Oliveira, Miguel Souza da Silva, Milton Pereira da Silva, Nivaldo Cidade de Brito, Ovídio Pedro Ribeiro, Raimundo Lima, Raniery Araújo Coelho, Samuel Moisés Castiel, Sebastião Alves de Queiroz e Walter de Oliveira Bariani.

A Ordem do Mérito Marechal Rondon foi criada em 1982 para homenagear pessoas e  instituições que trabalham em benefício do desenvolvimento econômico, político, empresarial e cultura do estado.

Fonte
Texto: Nonato Cruz
Fotos: Jeferson Mota
Secom – Governo de Rondônia




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *