EUA confirmam grandes vendas de soja à China na última semana

75

Segundo departamento de agricultura do país, exportação semanal total teve melhor resultado desde fevereiro de 2019.

Exportadores dos Estados Unidos registraram vendas de 720 mil toneladas de soja à China, disse o Departamento de Agricultura dos EUA (USDA) nesta quinta-feira (11), com as compras chinesas continuando pela segunda semana consecutiva.

O USDA confirmou as vendas após ter informado que as vendas semanais de exportação de soja dos EUA na semana passada foram as maiores em ao menos 16 meses, com a maioria delas para embarque à China ou destinos não revelados, que muitos acreditam ser a China.

A China tem elevado as compras de soja dos EUA à medida que a oferta do Brasil, seu principal fornecedor, tem se apertado e com a valorização da moeda brasileira elevando os preços.
A sequência de compras também vem em meio a um aumento nas tensões entre EUA e China devido à pandemia de coronavírus e à nova lei de segurança nacional do governo chinês para Hong Kong.

A China se comprometeu, em um acordo comercial fase 1 assinado em janeiro, a aumentar dramaticamente as compras de produtos agrícolas dos EUA, mas as vendas de importantes commodities como soja seguem bem abaixo dos níveis vistos antes da guerra comercial entre os países que teve início em 2018.

Em relatório semanal nesta quinta-feira, o USDA disse que 1 milhão de toneladas líquidas de soja foram vendidas para exportação no ano comercial 2019/20 na semana encerrada em 4 de junho, incluindo 337 mil toneladas para a China e 213,2 mil toneladas para destinos não revelados.
Vendas da nova safra totalizaram mais de 1,2 milhão de toneladas, com 517 mil toneladas para a China e 644 mil para compradores desconhecidos.

Essas vendas combinadas representam as maiores vendas semanais de soja dos EUA desde ao menos fevereiro de 2019, segundo dados do USDA.

Fonte: G1 Globo




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *