Itamaraty negocia repatriação de brasileiros com governo do Egito
Ministro das Relações Exteriores, o embaixador Mauro Vieira acredita que a saída através da fronteira entre Israel e Egito garantirá a segurança daqueles que estão na área de conflito
O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, informou que as negociações com o governo do Egito para viabilizar, de modo seguro, a saída de brasileiros de Israel através da fronteira com o Egito estão avançando. O embaixador relatou ter conversado com o chanceler egípcio já na manhã desta quarta-feira (11/10).
“Acabo de falar por telefone com o ministro das Relações Exteriores do Egito, Sameh Shoukry, a quem pedi que nos apoiasse, nos ajudasse de modo a facilitar a passagem de ônibus com passageiros brasileiros que se encontram na Faixa de Gaza, pela passagem de Rafah, para que entrem no território egípcio, onde estarão a salvo”, afirmou Mauro Vieira.
A fronteira da Faixa de Gaza com Israel se estende por 51 quilômetros. Já com o Egito são 11 quilômetros de extensão, e é o governo egípcio quem controla o trânsito nesta fronteira. A entrevista foi concedida após a chegada da aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) com os primeiros 211 brasileiros que estavam na zona de conflito.
Mauro Vieira está otimista quanto às negociações. “Estou contando com o apoio egípcio e creio que será a saída para evacuar os brasileiros que se encontram nessa região, incorrendo risco. Dessa forma, estarão sãos e salvos, no território egípcio. Estamos trabalhando, portanto, para conseguir informar ao governo egípcio da documentação, dia e horário em que o ônibus passaria”, disse.
A Embaixada do Brasil em Tel Aviv está organizando grupos de brasileiros por critérios de prioridade – residentes no Brasil e, entre estes, pessoas com deficiência, idosos, grávidas e grupos com menores de idade – para embarque nos voos da FAB. Estão previstos mais cinco voos para serem realizados até o próximo domingo.
A Embaixada também realiza o transporte desses passageiros de Jerusalém e de Tel Aviv para o aeroporto Ben-Gurion, em Israel.
Fonte: Agência Gov