Geral

João Levi lidera com ampla vantagem na corrida pela prefeitura de Nova União às vésperas da eleição

Nova União, RO – Com as eleições municipais marcadas para o próximo domingo, dia 6 de outubro, a mais recente pesquisa eleitoral registrada sob o número RO-00417/2024, divulgada nesta segunda-feira (30/09), aponta uma liderança confortável de João Levi (PSD) na disputa pela prefeitura de Nova União. A pesquisa, realizada pelo IHPEC (Instituto Haverroth de Política, Estatística e Comunicação), entrevistou 460 eleitores entre os dias 25 e 26 de setembro e apresenta uma margem de erro de 3% e intervalo de confiança de 95%.

Segundo os dados, João Levi, que tem como vice o Pastor Onésio, lidera com 69,2% das intenções de voto. Em segundo lugar, aparece Luiz Gomes (PRTB), com 15,2%, enquanto 15,6% dos entrevistados disseram estar indecisos ou não responderam (NR).

Candidatura consolidada de João Levi

A larga vantagem de 54 pontos percentuais sobre Luiz Gomes coloca João Levi como o favorito para vencer as eleições no próximo domingo. Com o apoio de mais de dois terços do eleitorado, Levi consolidou sua candidatura ao longo da campanha, ganhando ampla confiança dos eleitores de Nova União. Sua liderança reflete o forte apoio popular, dificultando uma possível virada de Luiz Gomes nos últimos dias antes da votação.

Gomes, que tem Silvana Carvalho como candidata a vice, enfrenta uma disputa difícil, tendo de lidar com uma campanha que não conseguiu alcançar competitividade frente à força de João Levi. Mesmo com os 15,6% de indecisos ainda em jogo, será um grande desafio para Luiz Gomes reverter o quadro atual e competir de maneira mais equilibrada.

Indecisos podem ser decisivos

Embora a diferença entre os dois principais candidatos seja significativa, a pesquisa revela que 15,6% dos eleitores ainda não decidiram em quem votar. Esse grupo pode desempenhar um papel importante, caso algum dos candidatos consiga atraí-los nos últimos dias da campanha. No entanto, mesmo com esse cenário de indecisão, a tarefa de Luiz Gomes para conquistar uma parcela relevante desse eleitorado e diminuir a vantagem de Levi é complexa e exige uma reviravolta rápida.

Metodologia e abrangência

A pesquisa foi realizada utilizando uma amostragem estratificada, com a aplicação de questionários eletrônicos in loco. Os eleitores foram entrevistados nas principais avenidas de Nova União, garantindo a inclusão de eleitores de todos os setores e bairros da cidade. A amostra foi equilibrada em termos de gênero, com 50% homens e 50% mulheres, e dividida em faixas etárias, sendo 20% de jovens entre 16 e 25 anos, 20% de eleitores entre 26 e 35 anos, 30% de pessoas entre 36 e 50 anos, e 30% acima de 50 anos. Eleitores da zona rural foram entrevistados nas ruas da cidade, garantindo a representatividade desse grupo na pesquisa.

O instituto utilizou tecnologia avançada para garantir a precisão dos dados, com entrevistas monitoradas por GPS, gravação de áudio e reamostragem de 10% das entrevistas para controle de qualidade.

Reta final da campanha

Com a votação se aproximando, João Levi e sua equipe devem manter a estratégia de consolidar os apoios e evitar grandes variações de opinião até o domingo. A campanha de Luiz Gomes, por outro lado, terá que intensificar suas ações para tentar atrair os eleitores indecisos e, ao mesmo tempo, disputar o voto de eleitores já inclinados a Levi.

A poucos dias da eleição, a vantagem expressiva de João Levi o coloca como o principal candidato ao cargo de prefeito de Nova União, enquanto Luiz Gomes precisará superar grandes obstáculos se quiser surpreender nas urnas no próximo domingo.

Tabela 01

Se as eleições fossem hoje, em quem você votaria para prefeito de Nova União?%
JOÃO LEVI e vice Pastor Onésio (PSD)69,2%
LUIZ GOMES e vice Silvana Carvalho (PRTB)15,2%
NR15,6%
Total100,0%

Fonte: assessoria

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo