Reinventando a roda: DARPA cria rodas que se transformam em lagartas

113

Agência de Projetos de Pesquisa Avançada de Defesa (DARPA) é responsável por garantir que os EUA estejam à frente do resto do mundo quando se trata de tecnologia para mudar o perfil dos transportes.

Os pesquisadores da DARPA criaram o Reconfigurable Wheel Track (RWT) — em português, roda reconfigurável —, uma tecnologia capaz de mudar a forma de uma roda enquanto um veículo está em movimento. Ela pode se transformar de uma roda tradicional para um sistema de esteira triangular, ou lagartas, em aproximadamente apenas 2 segundos, dando aos veículos uma pitada de mobilidade adicional em ambientes mistos. Veja como a tecnologia funciona, no vídeo abaixo.

As lagartas são mais usadas em terreno plano, mas podem fornecer a tração necessária para conquistar praticamente qualquer terreno ou tipo de solo em que se encontre. Normalmente, você teria que as equipar, mas a tecnologia RWT da DARPA permite que os militares alternem entre os dois a qualquer momento.

“Para a mobilidade, adotamos uma abordagem radicalmente diferente, evitando ‘armaduras’ e desenvolvendo opções para avançar rapidamente e ser ágeis em todos os terrenos. Estamos ansiosos para trabalhar com os serviços para fazer a transição dessas tecnologias para tecnologias de veículos terrestres no futuro”, explicou o major Amber Walker, chefe da DARPA GXV-T.

Atualmente, reinventar a roda para veículos tradicionais vem se tornando uma tendência. A Nissan, por exemplo, tem uma grande variedade de conceitos dedicados a essa prática, com veículos destinados à neve e à areia. Já o conceito da GMC Sierra All Mountain é o mesmo, embora com um corpo mais robusto no topo. Talvez esses fabricantes de automóveis devam bater na porta da DARPA para pegar algumas ideias.

Fonte: tecmundo.com.br




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *