Senai mostra a pequenas empresas como se inserir na indústria 4.0

28

Senai promove palestras, workshops e mesas redondas, em todo Brasil no evento ‘Desvendar 4.0’

A fim de ajudar pequenos e médios empresários a tirar proveito da quarta revolução industrial, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) realiza em suas unidades, em todo o Brasil, na próxima quarta-feira, 12, o evento ‘Desvendar 4.0’. O objetivo é mostrar que empresas de todos os portes e de todas as regiões podem ser mais produtivas com uso de tecnologias digitais.

De acordo com o gerente da escola Senai do Distrito Industrial e interlocutor estadual do Movimento Desvendar 4.0, Gideoni Macedo, isso significa a integração do mundo físico e virtual através de tecnologias digitais. “A indústria 4.0 vai mudar a forma de produzir, gerar novos negócios e transformar o mercado de trabalho. O uso de recursos como internet das coisas, big data e inteligência artificial também pode aumentar a produtividade das empresas”, disse.

Este movimento visa conectar o que há mais moderno no mundo em relação à indústria avançada, mais conhecida como Indústria 4.0, a quarta revolução industrial. “Ela conecta máquinas, pessoas, produção e coloca a inteligência no negócio, retira a barreira da localização geográfica e globaliza digitalmente o modelo de produção industrial”, explicou.

A indústria 4.0 deve ser vista como uma oportunidade para o Brasil dar um salto em produtividade e gerar mais desenvolvimento”, avalia Macedo. “O mais importante, neste momento, é que o empresário industrial saiba que é possível adotar as novas tecnologias, conheça as opções disponíveis e como podem ser aplicadas à realidade do seu negócio”.

O gerente ressalta que o Senai Rondônia seguindo a plataforma do Senai Nacional, está realizando ações e iniciativas para fazer com que os técnicos locais se conectem com o que há de mais atual na área da indústria 4.0. “Essas ações incluem a realização de eventos nacionais e regionais, dentre eles, a semana pedagógica 2018 que teve como tema âncora o Senai 4.0, assim com cursos, treinamentos, com o objetivo de preparar nossos técnicos para dar esse suporte que a indústria precisa para sua digitalização”, comentou.

Na análise de Gideoni, este é um movimento sem volta e indispensável para a otimização da produtividade.

O Senai também lança ainda um guia com cinco passos que as pequenas e médias empresas devem seguir para se inserir na indústria 4.0. O passo a passo da Indústria 4.0 inclui cinco estágios. A otimização; sensoriamento e conectividade; visibilidade e transparência; capacidade preditiva e flexibilidade e adaptabilidade.

Assessoria de Comunicação Social do Sistema Fiero




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *