Sesi-Senai Lagoa realiza evento de incentivo à leitura

42

Adultos e crianças de todas as idades foram transportados ao universo encantado da leitura com as atividades do projeto Livro, janela para o mundo, lançado pela escola Sesi-Senai, no último sábado, 28, no local especialmente escolhido, em frente da livraria Leitura, no Porto Velho Shopping, das 14 às 18 horas, com a participação de alunos e professores do Sesi.

As turmas do pré e 1° ano, sob a orientação das professoras Ivonete Scheffmacher do 1°ano A e C, Priscila de Freitas do Pré A, encenaram a história do lobo mau e os três porquinhos, de forma divertida e cativante. Com a presença de vários alunos da educação infantil do Sesi, pais e crianças que frequentavam o espaço.

Aluno do 1°ano, Cauã Lucas adquiriu um livro para participação do projeto, que continuará nas salas de aulas. Antônia, mãe da aluna do primeiro ano, Julia Alves, achou excelente o projeto, pois a filha está iniciando o aprendizado, gosta muito de livros.

As 15 horas, foi a vez do Pré II, com a caixa de histórias, com a professora Irinilde, que com os alunos criou uma história com os objetos retirados da caixa. Em seguida uma aluna Cecilia, do 2 Ano, entrevistou os pais fazendo perguntas quanto ao comprometimento com a leitura, tais como quantos livros leem por ano e qual o último livro que leram.

 

Giovana Rodrigues, 7 anos, aluna do 2°ano do ensino fundamental da rede pública e filha da colaboradora da Fiero, Liw Carolina, adorou o projeto, as histórias contadas de forma diferenciada, aproveitou a ocasião para adquirir um livro, pois reconhece que a leitura é importante e parabenizou toda a equipe da Escola Sesi.

A coordenadora do projeto, Sussileide Morais não escondeu sua empolgação com o projeto, que visa incentivar a leitura das crianças e as famílias a partilharem o espirito da leitura. “Hoje foi o ponto inicial do projeto com a aquisição dos livros, que serão levados para sala de aula. Feita a leitura por cada aluno e depois realizaremos a troca entre os demais alunos. O objetivo é que eles leiam mais livros durante todo o ano”, explicou.

De acordo com a coordenadora de Educação, Juliane Loubach, as atividades terão continuidade em sala de aula, onde as professoras estão trabalhando a leitura. “O projeto prevê gincana, integração da família, professores e alunos. O projeto começa com a pré-escola, embora os pequeninhos não saibam ler. Eles fazem leitura de imagens. Fazer dos alunos pequenos leitores e serem multiplicadores e levarem o habito da leitura para as suas famílias”, disse.

Ainda conforme Juliana, uma vez por semana todos os alunos levarão para casa um livro, cuja leitura deverá ser compartilhada com a família. Também serão realizas gincana das letras (dinâmicas); caça-palavras e cruzadinhas coletivas e individuais. Pescaria das sílabas; sarau de leitura; Karaokê; leitura direcionada. Exposições Literárias, guarda-chuva da leitura (chuva de palavras): Disposição em guarda-chuvas palavras e textos pendurados para que a leitura possa ser compartilhada com outros integrantes do grupo escolar. Varal de poesias; semana literária; mostra de cartazes; painéis com as produções feitas ao longo do trimestre. Semana literária com a realização atividades diversas escritas, artísticas e orais relacionadas ao autor escolhido, dentre outras atividades fazem parta das atividades do projeto, que encerra em novembro com a realização de uma gincana com a participação das famílias e alunos.

A gerente da escola Sesi-Senai Lagoa, Fabiana Amaral, as atividades seguirão cronograma desenvolvido pela equipe pedagógica, como visitas semanais ao espaço filosófico. Buscar livros com títulos de letras específicas, ilustrar a história favorita, leitura coletiva, leitura silenciosa, escolher livro para levar para casa, pesquisas em dicionários, escrita coletiva de textos e pesquisa sobre a importância da leitura, de textos e histórias de gêneros variados, como atividades para casa.

Fabiana agradece a participação e empenho de toda a equipe de docentes, de apoio, da Coordenação de Educação, equipe Pedagógica, e alunos participantes. “A dedicação de todos garantiu o sucesso do evento”, comentou.

Assessoria de Comunicação Social do Sistema Fiero
Carlos Araújo




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *