TRT Comunidade realiza mais de 3.600 atendimentos na Zona Leste de Porto Velho

391
A Justiça do Trabalho, em parceria com diversas entidades governamentais e privadas, prestou mais de 3.600 atendimentos gratuitos à população da zona leste de Porto Velho (RO), na 15ª edição da Ação Social “TRT Comunidade – A Justiça mais próxima de você”, realizada no sábado (14), na Escola Estadual Daniel Neri.
 
A Ação Social ofereceu vários serviços nas áreas de saúde, jurídico, educação, entretenimento, estética, emissão de documentos pessoais, assistência e previdência social, tributária, cadastro de emprego e estágio, e orientações em geral.
 
“Com o apoio de grandes parceiros, a Justiça do Trabalho da 14ª Região, que abrange os estados de Rondônia e Acre, cumpre o seu papel social de, além de distribuir justiça, também levar cidadania a quem precisa”, ressaltou o presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região, desembargador Shikou Sadahiro.
 
Dentre os serviços oferecidos, a emissão de documentos foi um dos mais procurados. O Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia registrou 208 atendimentos para a emissão do 1º título eleitoral e regularização. Já o Instituto de Identificação Civil e Criminal da Polícia Civil (IICC) realizou 192 emissões de Carteiras de Identidade, enquanto outros 130 atendimentos foram registrados pelo Ministério do Trabalho e Emprego para a emissão de Carteira de Trabalho e Previdência Social. 
 
Um dos moradores da região que buscou a emissão do RG foi o catador de materiais recicláveis, Davi Sousa, que aproveitou o evento para divulgar o seu trabalho de músico em prol da educação ambiental. “A intenção das músicas é justamente buscar aumentar essa educação ambiental nas escolas, que precisamos tanto”, declarou ao agradecer a oportunidade do atendimento.
 
A área de saúde também foi bastante demandada, com 212 testes rápidos e 204 imunizações registrados pela Secretaria Municipal de Saúde (Semusa). Os atendimentos médicos promovidos pelas Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) nas especialidades de pediatria, ginecologia e clínica geral também somaram mais de 100 consultas. Enquanto isso, a odontologia coordenada pela Faculdades Integradas Aparício Carvalho (Fimca) promoveu 146 exames clínicos e prestou 207 auxílios na orientação à saúde bucal. Já a Faculdade São Lucas também deu importante contribuição com 150 exames de glicemia e tipagem sanguínea, 63 assistências na área de fisioterapia e outras 37 na triagem auditiva. A Uniron atuou na orientação à saúde da mulher, registrando 48 atendimentos.
 
Teve grande destaque também a atuação do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RO), que prestou 332 atendimentos em diversos serviços, principalmente na educação para o trânsito, promovendo, inclusive, o sorteio de brindes e de uma bicicleta. Outra importante contribuição foi do Serviço Social do Comércio (Sesc-RO), com quase 500 atendimentos em atividades de recreação e do Projeto Bibliosesc, uma das novidades do evento.
 
A Justiça do Trabalho trabalhou na tomada de reclamações trabalhistas, sendo registrados 18 novos processos, ouvidoria e atividades lúdicas junto às crianças.
 
De acordo com a coordenação foi fundamental a participação de cada parceiro institucional, a exemplo da emissão de CPF que contou com o apoio direto do Sicoob-Credjurd.
 
Os parceiros que somaram ao TRT Comunidade foram: Departamento de Trânsito de Rondônia (Detran), Defensoria Pública do Estado de Rondônia (DPE-RO), Faculdade de Rondônia (Faro), Faculdades Integradas Aparício Carvalho (Fimca), Faculdade São Lucas, Faculdade Uniron, Secretaria de Estado da Saúde de Rondônia (Sesau/RO), Instituto Euvaldo Lodi (IEL), Instituto de Identificação Civil e Criminal (IICC), Previdência Social, Ministério Público do Trabalho (MPT), Ministério do Trabalho, Procon-RO, Tudo Aqui, Receita Federal, Secretaria Municipal de Assistência Social e Família (Semasf),  Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), Serviço Social do Comércio (Sesc), Senac, Associação Zequinha Araújo e Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia (TRE-RO), OAB/RO, Aronatra, Amatra14, Dydyo, Sicoob-Credjurd e Vivo.
Assessoria de Comunicação – Secom



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *