Ucrânia: Comediante Volodymyr Zelenskiy vence eleição presidencial

190

Sem experiência política, ator interpretou um presidente em série de televisão e venceu Petro Poroshenko, que buscava reeleição, com 72% dos votos

comediante Volodymyr Zelenskiyvenceu a disputa presidencial na Ucrânia. Sem experiência política, o ator interpretou um presidente em uma série de televisão e ganhou do concorrente, o atual líder Petro Poroshenko, que buscava uma reeleição.

Com as urnas apuradas, Zelenskiy conseguiu 72.7% dos votos, contra 27.3% de Poroshenko, que reconheceu a derrota.

Zelenskiy apareceu como o candidato mais inesperado das eleições. Em meio a outros gigantes da política, aos poucos ele ganhou espaço nas pesquisas eleitorais e se tornou um dos favoritos. Ele dizia querer derrubar a elite política durante as eleições.

No dia 31 de março, no primeiro turno, ele conseguiu 30,1% dos votos e Poroshenko somou 18,5%. A diferença entre o número de votos só aumentou durante o tempo de campanha para o segundo turno.

Na sexta-feira (19), os dois se encontraram em um debate final em um grande estádio de futebol e trocaram insultos. O evento foi superficial em tratar de políticas e profundo em encenações, com apoiadores torcendo e vaiando e gritando “Vergonha” e “Vá embora”, em uma atmosfera de gladiadores.

Fonte: noticias.r7.com




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *